A propaganda está com os dias contados?
/0 Comentários/em Diário de produção, Uncategorized /por Renato RechA propaganda está com os dias contados?
A pergunta é bastante polêmica, mas a resposta é NÃO!!!
Muitas propagandas, desde muito tempo atrás e até os dias de hoje são limitadas a rápidas aparições em comerciais de televisão, redes sociais ou exposição em revistas e sites.
Porém, nos dias atuais a propaganda está renascendo, como isso?
Podemos perceber que uma boa propaganda traz conteúdo relevante e educativo. Você já parou para observar os perfis comerciais que você segue nas mídias sociais? Verifique se a maioria traz conteúdo interessante e relevante para você. Não há mais espaço para uma aparição do produto e a descrição dele, sem envolvimento.
O mesmo acontece nas formas de comunicação em que envolve o áudio. Um jingle, por exemplo, além de fixar o nome da marca, precisa transmitir informações importantes sobre ela: a forma de entrar em contato, os benefícios, orientações, etc. para não passar por desapercebido.
Você concorda com essa nova forma de propaganda?
Conta para nós!
As marcas também possuem um propósito.
/0 Comentários/em Diário de produção /por Renato RechAssim como as pessoas, as marcas também possuem um propósito. O propósito, por si só, é a intenção de algo; já o propósito da marca traz a essência dela, a razão de existir e é uma junção de paixão, habilidades profissionais e necessidade de produto/serviço. Sendo assim, as ações da marca são direcionadas de acordo com o propósito.
As marcas que possuem um propósito bem definido encantam cada vez mais seus consumidores. Para compreender melhor, destacamos alguns exemplos abaixo de marcas conhecidas:
1) Apple: “mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”
2) Itaú: “estimular o poder de transformação das pessoas”
3) Havaianas: “levar a alegria de viver do brasileiro”
4) Disney: “fazer as pessoas felizes”
A comunicação que manifesta o propósito da marca em campanhas (seja digitais, publicitárias ou de quaisquer tipos) aumenta o engajamento do público, porque mostra a resolução do problema do cliente com o produto ou serviço vendido.
Qual o propósito da sua marca?
Compartilha com a gente!!
Compondo o Jingle certo
/1 Comentário/em Diário de produção /por Renato RechUma peça musical com fim publicitário, que costumava ser veiculada principalmente em rádios e Tvs, e agora com muita força em mídias sociais, é um Jingle.
O Jingle possui uma estrutura melódica muito simples, sendo assim consegue uma melhor atenção do seu ouvinte, assim ficando com muito mais facilidade em sua memória.
Para o jingle atingir o seu propósito, ele precisa demonstrar qual o produto ou marca que está sendo veiculado. Portanto, precisamos conhecer bem a essência do que será promovido.
Quando conhecemos o público-alvo e outras informações é mais fácil usar os benefícios e diferenciais para compor um jingle de sucesso.
Para que o Jingle seja mais efetivo, precisamos usar o nome do produto, serviço ou nome da marca com muito destaque. Ele deve aparecer mais de uma vez na letra. Essa é uma forma de garantir que o ouvinte se lembre das principais informações, associando o nome da marca ao produto ou serviço. Desse modo, aumenta-se a probabilidade de que ele compre o que está sendo anunciado. Precisamos usar figuras de linguagens interessantes para aplicar na criação do jingle. Elas são maneiras de falar algumas coisas de forma simples e divertida. Além disso, aumentam a probabilidade de fixação da melodia. Metáforas e os trocadilhos, também são muito importantes.
É mais fácil decorar um jingle com uma simples sequência de palavras. Os elementos musicais fazem dos jingles peças bastante simples de memorizar, portanto, a melodia é parte fundamental da criação. Sempre procuramos uma melodia que seja leve, bem-humorada e que não seja longa.
A simplicidade de um Jingle, é o seu sucesso. Um jingle muito complexo, com excesso de palavras e termos de difícil compreensão, diminui o impacto e dificulta o alcance.
Apostamos em peças simples e diretas, facilitando a memorização e o reconhecimento.