Compondo o Jingle certo
Uma peça musical com fim publicitário, que costumava ser veiculada principalmente em rádios e Tvs, e agora com muita força em mídias sociais, é um Jingle.
O Jingle possui uma estrutura melódica muito simples, sendo assim consegue uma melhor atenção do seu ouvinte, assim ficando com muito mais facilidade em sua memória.
Para o jingle atingir o seu propósito, ele precisa demonstrar qual o produto ou marca que está sendo veiculado. Portanto, precisamos conhecer bem a essência do que será promovido.
Quando conhecemos o público-alvo e outras informações é mais fácil usar os benefícios e diferenciais para compor um jingle de sucesso.
Para que o Jingle seja mais efetivo, precisamos usar o nome do produto, serviço ou nome da marca com muito destaque. Ele deve aparecer mais de uma vez na letra. Essa é uma forma de garantir que o ouvinte se lembre das principais informações, associando o nome da marca ao produto ou serviço. Desse modo, aumenta-se a probabilidade de que ele compre o que está sendo anunciado. Precisamos usar figuras de linguagens interessantes para aplicar na criação do jingle. Elas são maneiras de falar algumas coisas de forma simples e divertida. Além disso, aumentam a probabilidade de fixação da melodia. Metáforas e os trocadilhos, também são muito importantes.
É mais fácil decorar um jingle com uma simples sequência de palavras. Os elementos musicais fazem dos jingles peças bastante simples de memorizar, portanto, a melodia é parte fundamental da criação. Sempre procuramos uma melodia que seja leve, bem-humorada e que não seja longa.
A simplicidade de um Jingle, é o seu sucesso. Um jingle muito complexo, com excesso de palavras e termos de difícil compreensão, diminui o impacto e dificulta o alcance.
Apostamos em peças simples e diretas, facilitando a memorização e o reconhecimento.